quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Da água para o vinho,como chegamos até aqui?!


http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/2A7E/D89D/012A/8179/9ECC/4642/ronaldo-andres-sanchez-hg-20100817.jpg

Essa semana várias pesquisas circularam na internet mostrando o crescimento do Corinthians dentro do cenário Mundial do Futebol.
Corinthians é o melhor brasileiro no ranking de IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol),divulgada nessa terça-feira ,atual campeão da Libertadores,o Timão aparece empatado na sétima colocação com o Bayerns de Munique(ALE) com 248 pontos,o Barcelona é o primeiro colocado,e o nosso tão sonhado adversário do Mundial,o Chelsea é apenas o sexto colocado com 256 pontos.
Outra pesquisa já feita e divulgada no site globo.com,é que o Corinthians é visto hoje como o principal rival para quase todos os times do país,incluindo todos de SP e tambem times do RJ.A pesquisa foi feita pela empresa Stochos,no mês de Julho e ouviu ao todo 8.291 torcedores de todas as classes sociais apartir de 16 anos,o Corinthians ficou com 20,2% das citações de todos os entrevistados.
O Corinthians tambem é considerado o clube brasileiro que mais fatura com televisão e outras mídias ,patrocínios,receitas geradas por venda de produtos e arrecadação em bilheterias.Essa pesquisa foi feita pela empresa Pluri que é especializada em marketing esportivo e foi feita com base nas receitas do ano de 2011,por tanto,antes da conquista da Libertadores da América.
Ok,onde eu quero chegar com tantas pesquisas,dados estatíticos e afins,bom,num passado nem tão distante vimos nosso clube passar por uma das piores crises de sua história,com um dos presidentes mais corruptos da história do futebol,epoca essa que nosso clube é motivo de piada dentro da imprensa e de adversários,por tanto,como chegamos aonde estamos hoje?


A era Dualib começa ( 1993-2007)
Eu acabava de nascer e eleições aconteciam no Timão,a era Vicente Matheus chegava ao seu fim e quem assumiria dali em diante seria o senhor Alberto Dualib.Em 95 o primeiro título já viria atona,o Paulista seria conquistado com maestria e no mesmo ano a Copa do Brasil tambem viria de forma invicta.
Dualib firmaria parceria com o Bando Excel no ano de 97,que patrocinaria o clube e o contrato seria de 12 milhões.Nessa parceria craques como Túlio Maravilha,Edilson e Ríncon chegariam para ajudar o clube na busca por grandes títulos.
O resultado não demoraria a vir,a conquista do campeonato Paulista coroaria a parceria e ainda abafaria o primeiro caso de suposta corrupção do presidente,o caso conhecido como 'Escandalo Ivens Mendes',Dualib teria sido flagrado no telefone conversando com o presidente do Atlético Paranaense Mario Celso Petraglia,sobre uma doação de dinheiro que ele faria para ajudar na campanha do candidato Ives Mendes a deputado federal. 
Em 98 o clube si reforçaria com Vanderlei Luxemburgo,e teria ainda a chegada de Gamarra,Marcelinho Carioca,Vampeta e Ricardinho;chegaria assim a conquista do Campeonato Brasileiro,mais já no segundo semestre viveria a incerteza da continuidade da parceria,que seria desfeita após o Excel falir.
A era Dualib conquistaria ainda o Brasileirão e o Paulistão de 99,o Mundial de Clubes em 2000,passaria por uma crise com a saída de grandes nomes após ser eliminado pelo Palmeiras na Libertadores do mesmo ano.
Em 2001 veio mais um Paulistão,uma conquista de Rio-São Paulo em 2002 e nesse mesmo ano foi conquistada a Copa do Brasil.
A última parceria da era Dualib foi a MSI- Media Sports Investiment,aprovada em um Conselho turbulento em 2004,os opositores da MSI reclamavam principalmente que não sabiam a origem do dinheiro e alegavam ainda que ele poderia ser ilícito .Kia Joorabchian e Boris Berezovsky iriam cuidar do departamento de futebol do Timão por 10 anos.
A parceria mal havia começado e Dualib,Kia,Boris e Nesi Curi,dentre outros membros da parceria estavam sendo acusados pela justiça por lavagem de dinheiro.
A parceria viria a contratar grandes nomes do futebol internacional,Carlitos Tevez,Nilmar,Roger,Carlos Alberto e Mascherano,alcançaria mais tarde a conquista do Brasileirão em 2005.
A primeira desavença da parceria com o clube viria após o Corinthians bancar a volta de Marcelinho Carioca e a MSI não concordar,mais tarde,Tevez iria embora após discutir com a torcida,Emerson Leão tambem não teria bom relacionamento com o grupo e muito menos com os investidores.
O fim da parceria viria após o baixo investimento da parceria no clube,e o conselho deliberativo por unanimidade vetaria o contrato de dez anos com o grupo de investidores.
Após isso,MSI e Dualib seriam cobertos de acusações da Policia Federal por lavagem de dinheiro e ate formação de quadrilha.
Chegando assim,ao fim da parceria e tambem da era Dualib,ele pediria então para sair do clube em 2007,deixando o clube brigando pelo rebaixamento e uma bagunça que demorou a ser organizada,no dia 9 de outubro daquele ano seria realizada eleições e Andrés Sanchez começaria dai um novo momento para o Corinthians.

Andres Sanchez,Ronaldo,Mano Menezes,rebaixamento e redenção 2007-2012

O clube cairia para a Série B em 2007,e dai em diante o clube começaria a passar por reformulações,Andrés Sanchez faria uma limpeza dentro do clube,mandando embora muitos dirigentes amigos de Dualib e muita gente que não si importaria com o bem maior do clube,tendo o atual presidente Mario Gobbi ao seu lado,Andres montaria um time que subiria para a série A,conquistando o título e fazendo campanha perfeita,tendo como seu ponto forte seu técnico Mano Menezes.
Dia 9 de dezembro de 2008 ,Andres Sanchez anunciaria no site oficial do Corinthians a contratação do craque Ronaldo,mais uma vez viria desacreditado ao clube,em 2009 o Corinthians formaria uma das equipes mais consistentes do país,sobre o comando de Ronaldo,Cristian,Elias,Andre Santos,Douglas,Chicão,William,dentre outros,conquistaria o Paulistão em cima do Santos com direito a gols épicos do craque Ronaldo.
Ainda em 2009,o Corinthians conquistaria a Copa do Brasil em cima do Internacional,com campanha dirigida e comandada pelo craque Ronaldo,após isso,o time seria desmanchado e grandes nomes iriam para a Europa,prejudicando assim o auto rendimento do clube.
O ano do centenário chega e com ele o sonho da LIbertadores toma força,porem,o Timão caiu frente ao Flamengo nas quartas de final,o ano tambem seria marcado pela saída de Mano Menezes para a seleção brasileira,o clube não iria conquistar nenhum título no seu centenário.
Mais apartir desse ano viamos projetos si firmarem e ganharem corpo dentro desse clube,construção do estádio em Itaquera,a campanha de doação sanguinea 'Sangue Corinthiano'  , a República Popular do Corinthians tambem si formaria e renderia ações de marketing que ajudariam a receita do clube aumentar.
Em 2011 o time cairia na Pré Libertadores para o Tolima e o comandante Tite se veria quase fora do clube,Andres Sanchez no entanto compraria a briga e manteria o técnico no cargo (algo declarado por ambos) , Andres apartir dali montaria um time que hoje é nossa base,junto com Tite jogadores como Liedson chegariam ao grupo que disputaria o Brasileirão 2011 e se sagraria campeão.
Nesse meio tempo,Ronaldo anunciaria sua aposentadoria do futebol,mais não deixaria de ter seu nome vinculado do clube.


E hoje estamos aqui,Andres não é mais o presidente,Mario Gobbi assume o comando,somos Campeões da Libertadores,de forma invicta,em cima do Boca Juniors e temos tudo que citei no inicio do post.
Estranho seria não ver isso ser relembrado,intender,como o Corinthians chegou ao ponto de ser comparado o time mais europeu do nosso país,as coisas não foram faceis e concerteza passaram por nossas mãos,e hoje,temos orgulho de ter o CLUBE MAIS TRANSPARENTE do nosso país!

- MARCA MAIS VALIOSA
- CLUBE QUE MAIS ARRECADA EM BILHETERIA
-ATUAL CAMPEÃO BRASILEIRO E DA LIBERTADORES
-MELHOR EQUIPE DO PAÍS
- SÉTIMA COLOCADA NO RANKING IFFHS
-CLUBE MAIS VISADO PELOS ADVERSÁRIOS
-CLUBE QUE MAIS ARRECADA COM TELEVISÃO
-PAROU O PAÍS NA FINAL DA LIBERTADORES
ETC...

AQUI É CORINTHIANS...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.